A norma brasileira ABNT NBR 16.929/2021, Máquinas Elétricas Girantes – Reparo, Revisão, recuperação ou Modificação, tem como escopo:

“Esta Norma estabelece os procedimentos específicos para assegurar um reparo, revisão, recuperação ou modificação satisfatória(o), de todos os tipos e tamanhos de máquinas elétricas girantes, abrangidas pela Série ABNT NBR 17094, aplicadas aos motores de indução, e pelas ABNT NBR 5117 e ABNT NBR 5052, aplicadas às máquinas síncronas.

Esta Norma também estabelece os procedimentos genéricos para o setor industrial, que abrangem aspectos comuns de um reparo, revisão, recuperação ou modificação completa(o).”

A elaboração dessa norma se baseou nas experiências de diversos profissionais especialistas na área, incluindo os das empresas reparadoras, assistências técnicas, fabricantes de motores, laboratórios de ensaio e universidades, bem como nas normas de outros países, as quais sofreram adaptações. A norma não substitui as recomendações dos fabricantes, e máquinas utilizadas em locais com substâncias inflamáveis ou para aplicações especiais, como nuclear, militar e motores de tração, devem se submeter aos requisitos adicionais, caso existam.

A ABNT NBR 16.929/2021 cita algumas normas cujos conteúdos, totais ou parciais, complementam a Norma tratada neste guia e elas devem ser consultadas, quando necessário.

  • Série ABNT NBR 17094, que trata das especificações e dos métodos de ensaio de motores de indução trifásicos e monofásicos;
  • ABNT NBR 5117, que apresenta as especificações que devem ser seguidas pelas máquinas síncronas;
  • ABNT NBR 5052, que trata dos métodos de ensaios aplicados às máquinas síncronas;
  • ABNT NBR 6158, que apresenta o sistema de tolerâncias e ajustes, com os princípios, regras e tabelas que se aplicam às máquinas;
  • ABNT NBR 15623-1 e ABNT NBR 15623-2, que apresentam a padronização das dimensões de fixação e de ponta de eixo e suas tolerâncias de variação para máquinas elétricas girantes, considerando carcaças entre 56 e 400 e flanges entre 55 e 1080, e carcaças entre 355 e 1000 e flanges entre 1180 e 2360.
  • ABNT NBR IEC 60034-5, que trata dos graus de proteção (IP) proporcionados pelo projeto de máquinas elétricas girantes. Estas classes IP consideram graus de proteção contra poeira, vapores, resíduos, entre outros.
  • ABNT NBR IEC 60034-6, apresenta os métodos de resfriamento (código IC) de máquina elétricas girantes.
  • ABNT NBR IEC 60034-7, que especifica os códigos IM, uma classificação dos tipos de construção, arranjos de montagem e posição da caixa de ligação de máquinas elétricas girantes. É na caixa de ligação que são feitas das ligações dos cabos de alimentação do motor elétrico.
  • ABNT NBR IEC 60079-19, Atmosferas explosivas – Parte 19: Reparo, revisão e recuperação de equipamentos projetados para serem utilizados em atmosferas explosivas, locais onde há manipulação de substâncias inflamáveis, como áreas industriais dos setores de petróleo e gás, por exemplo.

A seguir são citados alguns dos principais termos e suas definições, observados de forma recorrente na Norma:

  • Concentricidade: qualidade de ter o mesmo centro;
  • Condição de serviço: condição que permite que o equipamento ou suas partes estejam operando sem prejuízo do seu desempenho;
  • Entreferro: espaço existente entre o rotor e o estator;
  • Manutenção: ação de rotina, para manter o equipamento já instalado operando corretamente;
  • Recuperação ou modificação: ação, com remoção ou adição de material, para reparar partes danificadas no motor, tornando-o operacional novamente;
  • Reparador: fabricante, usuário ou oficina prestadora de serviço que executa as atividades de reparo, revisão, recuperação ou modificação do equipamento;
  • Reparo: ação de conserto do equipamento defeituoso para torná-lo operacional e funcionando sem prejuízo do seu desempenho;
  • Revisão: ação para tornar o motor que ficou por algum tempo sem ser utilizado ou em estoque operacional novamente. Nesse caso, o equipamento não está danificado, está apenas fora de uso;
  • Usuário: proprietário ou parte que coordena ou requer o serviço de recondicionamento, ou seja, reparo, revisão, recuperação ou modificação.

 

A Norma especifica as características de reparo, revisão, recuperação ou modificação para todos os tipos de máquinas elétricas girantes, de todos os tipos e tamanhos, consideradas na Série ABNT NBR 17094, sobre motores de indução, e nas Séries ABNT NBR 5117 e ABNT NBR 5052, aplicadas às máquinas síncronas.  

Figura 1 - Máquinas elétricas consideradas na ABNT NBR 16.929/2021

Fonte: Figura 1 da Norma ABNT NBR 16.929/2021.

Os motores de gaiola de esquilo são os mais utilizados na indústria, devido ao seu baixo custo e grande gama de aplicações [1], de forma que são os mais recondicionados do país e são a categoria de equipamentos que mais consomem energia no país. Por isso, estes motores são objeto da Portaria Interministerial MME/MCT/MDIC nº1 de 2017, que estabeleceu rendimentos mínimos para os mesmos iguais aos da categoria IR3, conhecida como premium.   Desta forma para simplificação deste Guia Digital sem perda no impacto em termos de energia, o foco será motor de indução trifásico gaiola de esquilo. Destaca-se que em várias partes deste guia, assim como na Norma, o termo “Máquina” se refere a motor isolado e não como parte integrante de um equipamento.

[1] BAZURTO, A. J.; QUISPE, E. C.; MENDOZA, R. C. Causes and failures classification of industrial electric motor. Proceedings of the 2016 IEEE ANDESCON, ANDESCON 2016, 2017. 

Calculadora de Eficiência Energética

Image