1.1 Principais motores retratados na norma e os tratados nesse guia

A Norma especifica as características de reparo, revisão, recuperação ou modificação para todos os tipos de máquinas elétricas girantes, de todos os tipos e tamanhos, consideradas na Série ABNT NBR 17094, sobre motores de indução, e nas Séries ABNT NBR 5117 e ABNT NBR 5052, aplicadas às máquinas síncronas.  

Figura 1 - Máquinas elétricas consideradas na ABNT NBR 16.929/2021

Fonte: Figura 1 da Norma ABNT NBR 16.929/2021.

Os motores de gaiola de esquilo são os mais utilizados na indústria, devido ao seu baixo custo e grande gama de aplicações [1], de forma que são os mais recondicionados do país e são a categoria de equipamentos que mais consomem energia no país. Por isso, estes motores são objeto da Portaria Interministerial MME/MCT/MDIC nº1 de 2017, que estabeleceu rendimentos mínimos para os mesmos iguais aos da categoria IR3, conhecida como premium.   Desta forma para simplificação deste Guia Digital sem perda no impacto em termos de energia, o foco será motor de indução trifásico gaiola de esquilo. Destaca-se que em várias partes deste guia, assim como na Norma, o termo “Máquina” se refere a motor isolado e não como parte integrante de um equipamento.

[1] BAZURTO, A. J.; QUISPE, E. C.; MENDOZA, R. C. Causes and failures classification of industrial electric motor. Proceedings of the 2016 IEEE ANDESCON, ANDESCON 2016, 2017. 

Calculadora de Eficiência Energética

Image