2.1 Como a carga mal dimensionada pode interferir na eficiência do meu motor?

Vários diagnósticos apontam que boa parte dos motores elétricos no Brasil é mal dimensionada e opera fora da faixa de potência que a carga necessita, ou seja, fora da potência de operação que fornece a melhor eficiência de consumo de energia.

Portanto, para não ter prejuízo, antes de comprar um motor, certifique-se que a carga a que este equipamento estará submetido é condizente com sua potência, para que o motor trabalhe em sua máxima eficiência.

Todos os motores são construídos para terem seu maior desempenho quando estão carregados de 75% a 100% da sua potência nominal (apresentada na placa do motor, em kW). Quando há carregamentos muito abaixo ou muito acima desses valores, a queda no rendimento do motor costuma ser significativa, ocasionando em desperdício de energia, conforme apresentado no exemplo a seguir.

Figura 2 - Exemplo de uma curva de rendimento de um motor elétrico
Fonte: Cartilha de Orientação para o Usuário de Motores Recondicionados [1]

É comum encontrar bombas, compressores e ventiladores trabalhando em baixa carga, muitas vezes isto se dá por um projeto considerando condições máximas que não acontecem, ou aumento de produção que não ocorreu, trocas inadequadas, entre outras. Na aba de links úteis, podem se encontrar indicações de programas computacionais que ajudam a verificar o dimensionamento correto dos motores como o BD-MOTOR do Centro de pesquisas de Energia Elétrica e os de alguns fabricantes nacionais.

[1] Souza, R. C. Cartilha de Orientação para o Usuário de Motores Recondicionados. Rio de Janeiro, 2019.

Calculadora de Eficiência Energética

Image