3.1.3 Ensaio para avaliação de desequilíbrio de corrente entre fases

Ver item 6.2.2 da norma ABNR NBR 16.929.

Com o motor em vazio e em funcionamento, se for encontrado um desequilíbrio de corrente entre as fases maior do que 5% é recomendável realizar o “ensaio com inversão de todas as fases”. Com esse procedimento é possível verificar se o problema é no motor ou na rede. A figura 2 exemplifica esta questão. A figura superior mostra o teste referência no qual a alimentação de um motor que apresenta a fase com valor de corrente acima de 5% da média das três correntes.  A figura intermediária mostra que ao inverter as fases, a fase c do motor continua desequilibrada caracterizando que o problema está no motor. A figura inferior mostra que ao inverter as fases, o desequilíbrio mudou para fase a do motor, alimentada pela fase 3 da rede, mostrando que o problema é da rede.

Figura 2 - No teste de medição de corrente e tensão deve ser feito no mínimo duas vezes, na segunda mudando a posição da alimentação, para a verificação se as variações encontradas são oriundas do motor ou da rede elétrica

Nessa inversão é importante fazê-la de modo a não inverter o sentido de rotação. Se as correntes nos terminais do motor continuarem no mesmo patamar, sem mudar de posição, significa que o problema é o próprio motor. Caso a defasagem de corrente mude de posição, com relação aos terminais do motor, significa que o problema é na rede.

Calculadora de Eficiência Energética

Image