3.1.4.2 Ensaio de equilíbrio de fase

Ver item 6.3.2 da norma ABNR NBR 16.929.

Para a verificação final do equilíbrio entre as fases deve-se fazer a “verificação da impedância de cada fase”, ou entre qualquer par de terminais. Aplicando-se uma tensão reduzida, de modo controlado, até a obtenção aproximada da corrente nominal do motor, os resultados para todas as combinações de fases devem ser comparados e qualquer desequilíbrio significativo deve ser investigado. Os critérios devem estar de acordo com as especificações do fabricante. Todavia, para referência, a variação da impedância dos enrolamentos deve ser inferior a 3 % para as bobinas de enrolamentos randômicos.

Figura 4 - Teste de equilíbrio de fase com tensão controlada via Variac. Esse teste deve-se encontrar para cada enrolamento valores próximos de impedância (Variação<3%)

Para esse teste deverá ser usado um voltímetro, um amperímetro e um Variac (equipamento regulador de tensão alternada).  Aplique uma tensão reduzida, vagarosamente, iniciando sempre da tensão zero, até alcançar próximo a corrente próxima a nominal, ou se for muito alta, uma fração bem estabelecida da nominal. Chegando perto do valor configurado para corrente, anote a tensão e corrente e calcule a impedância aproximada pela fórmula a seguir:

Faça esse procedimento de preferência para cada par de condutores que compõe uma bobina e, após, compare os valores de impedância entre elas.

A comparação pode ser feita escolhendo o maior e o menor valor de impedância encontrado e, também o seguinte cálculo:

 

Calculadora de Eficiência Energética

Image