4.2 E como saber se ainda é recomendável recondicionar o meu motor?

A análise do custo-benefício de trocar ou reparar um motor depende dos preços do motor novo e do reparo, da utilização do motor, ou seja, quando horas de operação por ano, da tarifa de energia e da potência do motor. Os itens seguintes apresentam os fundamentos para fazer essa análise, dando segurança para o consumidor decidir qual das opções de reposição do motor é a melhor para o seu bolso. A aba “Calculadora e Formulários” apresenta este cálculo automatizado. Na aba “Links úteis”, pode-se se encontrar o endereço eletrônico de outras ferramentas computacionais que fazem esta análise.

No entanto, existem algumas dicas práticas para o caso de não haver tempo para uma análise:

  • No caso de falhas graves, recomenda-se comprar um novo motor. Diversos fabricantes oferecem descontos de 5% a 15% na compra de um motor novo, se o comprador levar o motor com defeito ao representante de venda.
  • Caso opte pelo recondicionamento, vale observar se o preço do conserto é maior do que 50% do preço de um motor novo. Neste caso, geralmente a opção de comprar um motor novo se torna economicamente mais viável, ainda mais com diversas opções de financiamento no mercado.

Lembre-se que a opção de recondicionamento do motor pode ser válida, desde que uma empresa que execute um serviço de qualidade seja contratada.

Calculadora de Eficiência Energética

Image