4.2 Como realizar a abertura da carcaça

Ver item 7.1 da norma ABNT NBR 16.929.

Antes mesmo de desmontar a máquina, deve ser verificado se há sinais de trincas ou ferrugem nas carcaças ou nas tampas das carcaças, o que deve ser registrado ou fotografado e informado ao usuário.

Na desmontagem, tampas, carcaças e os demais componentes da máquina devem ser claramente marcados ou identificados.

Figura 1 - Motor aberto com marcações de posicionamento das peças

Fonte: adaptado de: https://padeepz.net/basic-equations-of-dc-motor-and-applications-of-dc-motor/

Os parafusos e peças pequenas devem ser armazenados em recipientes só para eles, marcados com um número de identificação. Os componentes ou conjuntos desmontados devem ser adequadamente armazenados, limpos e secos, para evitar danos ou deterioração.

Sugere-se que em caso de motores pequenos todas as peças sejam armazenadas em uma caixa devidamente identificada.

No caso de quaisquer acoplamentos, polias ou outros acessórios de extensão do eixo, identificar e registrar a posição exata antes da desmontagem.

Antes de desmontar o motor, fazer as identificações adequadas nas tampas e no estator, na caixa de ligação e em todas as partes removíveis, garantindo assim a localização correta de cada tampa em relação ao estator.

As partes montadas juntas devem ser marcadas para assegurar o correto posicionamento durante a remontagem.

Desmontar o motor com cuidado, assegurando que as tampas sejam uniformemente separadas do estator, utilizando dispositivos adequados. Tomar cuidado para evitar danos quando os flanges de acoplamento estiverem sendo separados.

Os rolamentos devem ser removidos utilizando dispositivos adequados (Saca rolamentos) para prevenir danos nos assentos dos rolamentos.

Os ventiladores de refrigeração e as vedações reutilizáveis devem ser cuidadosamente removidos para evitar danos, utilizando procedimentos de desmontagem convenientes.

Calculadora de Eficiência Energética

Image