4.6 Troca de rolamentos

Ver item 7.10, 8.1, 8.7 da norma ABNT NBR 16.929.

Após verificar que não é possível a reutilização dos componentes originais da máquina, é muito importante que qualquer componente substituído esteja de acordo com a norma vigente ou conforme norma original segundo a qual o equipamento foi projetado. Esta é uma das garantias para que o desempenho dos componentes substituídos seja idêntico ou superior aos dos componentes originais.

Os componentes mecânicos devem ser avaliados com relação à existência de defeitos. Componentes que apresentem quaisquer trincas, distorções, empenamentos, quebras, desgastes ou defeitos na integridade de partes soldadas devem ser substituídos ou reparados de acordo com as especificações do fabricante ou das normas pertinentes, caso existam.

No caso da troca dos enrolamentos e durante a lubrificação, é necessário que o local para execução do serviço apresenta um elevado nível de limpeza, de forma a evitar a contaminação do rolamento ou da lubrificação durante os serviços de substituição.

Cuidado com o excesso de lubrificação, siga o quanto de lubrificação que o fabricante do motor recomenda. Diversos estudos[1] relatam que excesso de lubrificação também causa diminuição da eficiência do motor. Na placa do motor geralmente tem indicado via código qual o lubrificante e a quantidade usar.

Figura 4 – Exemplo de Placa do motor indicando o lubrificante para a manutenção

Figura 4 – Exemplo de Placa do motor indicando o lubrificante para a manutenção

Os ajustes dos rolamentos sobre os eixos, nos alojamentos, e os ajustes dos alojamentos nas carcaças devem ser cuidadosamente verificados. A Norma ABNT 16.929/2021, com base em outras normas vigentes, apresenta em seu Anexo B, as tolerâncias conforme diâmetro do eixo e para alojamentos de rolamentos e acoplamentos. A existência de uma folga em torno do eixo, que permita sua expansão térmica, deve ser verificada e garantida.

Arruelas ou molas de pré-carga ou placas de travamento devem ser substituídas conforme especificação da máquina original. Onde uma pasta de montagem (anti-fretting) nos assentos do rolamento tiver sido utilizada pelo fabricante, ela deve ser aplicada antes da instalação do rolamento.

Os mancais com buchas de deslizamento devem ser posicionados de acordo com as recomendações do fabricante da bucha. Em casos em que os mancais são isolados, a função do isolamento deve ser ensaiada, conforme valores indicados pelos fabricantes, e os resultados dos ensaios devem ser registrados. Os mancais de deslizamento novos ou remanufaturados devem ter diâmetro uniforme e ajuste adequado, e devem ser lisos internamente. Eles devem ser adequadamente ranhurados para a distribuição recomendada de lubrificação e posicionados para eliminar o empuxo final contra rolamentos em máquinas horizontais.

Para retirada de rolamentos pode ser usado o aquecimento de material e carcaça, todavia a temperatura de aquecimento deverá ser bem controlada.

 

[1] EASA/AEMT – The Effect of Repair/Rewinding on Motor Efficiency – Rewidig Study and Good Practice Guide To Maintain Motor Efficiency, 2003.

Calculadora de Eficiência Energética

Image