4.7 Troca de ventilação

Ver item 8.4.3 da norma ABNT NBR 16.929.

Após verificar que não é possível a reutilização dos componentes originais da máquina, é muito importante que qualquer componente substituído esteja de acordo com a norma vigente ou conforme norma original segundo a qual o equipamento foi projetado. Esta é uma das garantias para que o desempenho dos componentes substituídos seja idêntico ou superior aos dos componentes originais.

Os componentes mecânicos devem ser avaliados com relação à existência de defeitos. Componentes que apresentem quaisquer trincas, distorções, empenamentos, quebras, desgastes ou defeitos na integridade de partes soldadas devem ser substituídos ou reparados de acordo com as especificações do fabricante ou das normas pertinentes, caso existam.

No caso da troca de ventiladores e tampas defletoras, as partes devem ter as mesmas dimensões e devem ser estruturalmente equivalentes aos originais, da mesma forma e fabricadas a partir do mesmo material que o original. Aumentos de tamanho dos ventiladores, ou diferença da inclinação das pás ou quantidade de pás do ventilador pode causar grande diferença no fluxo de ar circulante, criando novos arrastos e sobreaquecimentos no motor. Tudo isso pode causar diminuição da eficiência do motor [1]

Quaisquer serviços de reparo, revisão, recuperação ou modificação em ventiladores devem ser aceitos pelo usuário. É preferível obter as partes sobressalentes do fabricante original da máquina, se ainda estiver em atividade.

Os ventiladores devem ser firmemente fixados no eixo, de acordo com o método original de fábrica. E a soldagem do ventilador ao eixo não é permitida.

É muito importante ter em mente que a modificação do projeto original do ventilador pode implicar em mudança no rendimento e/ou na temperatura de operação da máquina. E o aumento da temperatura de operação pode reduzir a vida útil do seu sistema de isolamento. Por isso que qualquer alteração nessas partes deve ser antes acordada com o usuário.

Figura 5 - Rotor à direita com 2 ventiladores embutidos internamente

Figura 5 - Rotor à direita com 2 ventiladores embutidos internamente

Fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/72/Squirrel-motor.jpg

[1] EASA/AEMT – The Effect of Repair/Rewinding on Motor Efficiency – Rewidig Study and Good Practice Guide To Maintain Motor Efficiency, 2003.

Calculadora de Eficiência Energética

Image