4.8 Reparos no eixo

Ver item 8.6 da norma ABNT NBR 16.929.

A técnica de recuperação do eixo do motor é um procedimento aceitável, desde que a parte a ser recuperada não esteja desgastada ou enfraquecida acima dos limites seguros. 

Antes de realizar qualquer processo para recuperação do eixo, deve ser verificado se há alguma rachadura nele, por meio de ensaios não destrutivos, como com a utilização de produtos de penetração com corantes, com partículas magnéticas ou outros métodos. Após identificadas, todas as rachaduras devem ser reparadas.

Em caso de impossibilidade do uso de corante, embora não conste na norma, sugere-se no mínimo uma inspeção visual bem minuciosa.

As técnicas de reparação do eixo apresentadas na Norma são a de embuchamento (sleeving), soldagem em espiral ou usinagem adicional.

Soldagem:

No caso da utilização da técnica de soldagem, deve ser assegurado que a penetração e a fusão da solda na base do eixo serão feitas de forma correta, evitando o surgimento de poros e distorções no eixo. Além disso, deve-se ter em mente que a soldagem aumenta a temperatura da peça, podendo gerar trincas após algum tempo de uso.

As técnicas de soldagem recomendadas na Norma são: MIG, TIG, arco submerso (soldagem MIG com cobertura por fluxo) e fio de adição aquecido (hot wire).

Já para eixos com a aplicação de altas cargas radiais, a técnica de soldagem pode não ser adequada.

Metalização:

Já a utilização de técnicas de metalização (revestimento metálico) não é recomendada em eixos no quais se aplique velocidade superior a 90 m/s.

Mancais (rolamentos) do eixo:

Os assentos dos mancais podem ser recuperados por meio das técnicas de metalização ou de soldagem. No caso de já terem sido refeitos, eles devem ter o mesmo tamanho que o original ou estar de acordo com as especificações do fabricante do rolamento. Por isso, a técnica de martelamento (peening), utilizada na montagem do eixo, não é recomendada, pois não é possível observar durante a utilização da técnica se as especificações do fabricante serão atendidas.

Quando os assentos dos mancais no eixo estiverem enferrujados ou desgastados, pode ser necessário substituir ou fabricar um novo eixo. Se o eixo for substituído, o material substitutivo deve possuir as mesmas características magnéticas e mecânicas do eixo original.

Calculadora de Eficiência Energética

Image