4.11.3 Rotor e sua manutenção

A posição axial do rotor relativa ao estator deve ser centralizada axialmente dentro do núcleo do estator.

Para máquinas com mancais com buchas de deslizamento, a posição relativa axial do rotor com relação ao estator durante a operação da máquina deve ser verificada, de forma a evitar a existência de forças axiais excessivas sobre o passeio do mancal. A posição axial correta (centro magnético) deve ser indicada na máquina.

Se houver deslocamento de posição de montagem, as forças resultantes poderão exercer uma força indevida sobre os mancais. Se o deslocamento estiver além da posição da extremidade do núcleo do estator, poderá existir um aumento na corrente de magnetização.

Não é recomendada a alteração do entreferro original da máquina. Um aumento no entreferro pode afetar negativamente a eficiência energética da máquina.

Para motores de gaiola de esquilo, havendo necessidade de serviços de reparo, revisão, recuperação ou modificação dos rotores de gaiola, a primeira recomendação é a realização da troca total do rotor. Caso essa opção não seja viável, é recomendado fazer contato com o fabricante da máquina para avaliação da viabilidade de execução dos serviços de reparo, revisão, recuperação ou modificação. O fabricante deve orientar o reparador para os casos de recuperação parcial do rotor, não devendo este realizá-lo sem a devida instrução. O principal teste para a verificação de falhas no rotor gaiola de esquilo é o teste tatu.

Devido a alta rotação o balanceamento pode ser seriamente comprometido em casos de manutenção indevida no rotor.

As barras do rotor que tiverem sido fabricadas ou substituídas, incluindo os rotores de gaiola de amortecimento, devem possuir uma montagem firme nas ranhuras do rotor.

Os rotores com gaiola fundida que apresentem barras danificadas não são passíveis de serviços de reparo, revisão, recuperação ou modificação, e devem ser substituídos por rotores originais do fabricante.

Depois que toda a limpeza, ensaios, inspeções de reparo, revisão, recuperação ou modificação tiverem sido concluídos, deve ser feito um balanceamento do rotor. Isso deve ser feito em uma máquina de balanceamento, de acordo com a ISO 21940-11, para rotores rígidos.

Se o rotor estiver fora dos seguintes limites recomendados de desequilíbrio residual, o rotor deve ser balanceado:

  1. a) grau de qualidade do balanceamento G2.5 para velocidades inferiores a 2 500 rpm;
  2. b) grau de qualidade do balanceamento G1.0 para velocidades acima de 2 500 rpm.

Os pesos para balanceamento devem ter as seguintes características:

  1. a) todos os pesos de balanceamento devem ser fixados mecanicamente
  2. b) a fixação de pesos de balanceamento nas pás do ventilador deve ser evitada sempre que possível;
  3. c) o balanceamento deve ser realizado com todos os componentes montados sobre o eixo;
  4. d) o meio acoplamento ou meia chaveta deve ser instalado na extensão do eixo para balanceamento do rotor;
  5. e) se o rotor tiver um ventilador de refrigeração externo montado no eixo, este deve estar instalado para o balanceamento;

Grandes rotores de dois e quatro polos e grandes rotores de máquinas de alta velocidade podem exigir balanceamento na velocidade nominal, quando uma velocidade crítica ocorre abaixo da velocidade nominal e da ordem de segurança. Isto é recomendado quando se espera que as velocidades críticas estejam abaixo da velocidade nominal do rotor.

Calculadora de Eficiência Energética

Image