4.11.4 Amarrações

Ver item 8.3.12 da norma ABNT NBR 16.929.

As amarrações dos enrolamentos junto dos seus cabos e ligações é realizada por técnica que lhes garantem rigidez e agrupamento. Essa técnica também pode ser chamada de bandagem. Portanto quando devidamente aplicada oferecem resistência mecânica para os componentes do motor suportarem as forças centrífugas, correntes de partida e níveis de vibrações da aplicação.

O enrolamento deve ser centralizado e equilibrado quanto ao posicionamento dos rolamentos e consolidado antes do processo de bandagem, se possível.

As fitas, que podem ser de resinas, algodão ou fibra de vidro, são comumente chamadas de “Camiseta Isolante”. Esta norma cita preferencialmente o uso da fita de resina preenchida com fibra de vidro, e esta deve ser armazenada na temperatura correta, antes de sua utilização.

As bandagens com fitas devem ser aplicadas sobre uma barreira de material isolante. As dimensões e materiais utilizados devem estar de acordo com os originais. Observar que o material da bandagem deve ser limitado pelo diâmetro do núcleo magnético.

Figura 12 - Exemplo de Amarrações dos Estatores
Figura 12 - Exemplo de Amarrações dos Estatores

Fonte: https://padeepz.net/basic-equations-of-dc-motor-and-applications-of-dc-motor/

Calculadora de Eficiência Energética

Image