Ao decidir por recondicionar, é muito importante buscar empresas que executem um serviço de qualidade, para que as perdas do seu motor sejam mínimas. Além disso, é importante buscar empresas credenciados pelo fabricante, pois o trabalho destas empresas tende a ser de melhor qualidade. Para mais informações, ler o item “Credenciamento".

Fuja de empresas que oferecem motores já recondicionados, de “segunda mão". A princípio pode parecer um bom negócio, porém, esses equipamentos sem histórico de funcionamento apresentam menor eficiência energética, aumentando o consumo de eletricidade e o custo de energia, além de possuir menor vida útil.

Antes da contratação do serviço de uma empresa recondicionadora, deve-se procurar se ela tem um programa de gestão da qualidade adequado, utilizando materiais recentes e seguindo a Norma, além de instalações com boas condições de limpeza, e empregados treinados e qualificados. É o programa de gestão da qualidade que irá garantir que o serviço realizado é capaz de entregar o motor com o desempenho esperado e segundo as determinações da Norma.

Importante ressaltar que antes da execução do serviço, a empresa deve realizar uma avaliação inicial no equipamento e definir junto com o cliente o escopo dos serviços que serão executados. 

A limpeza do local é muito importante nas etapas de armazenamento e montagem. O rebobinamento do motor e sua montagem final devem ser realizados em locais limpos e secos, onde não haja resíduos externos.

Em relação à execução dos serviços, deve-se observar se a empresa apresenta os principais equipamentos necessários para a realização de um recondicionamento de qualidade:

  • Utilização de olhais de içamento, olhais fundidos com a carcaça ou anéis de elevação, para elevação e manuseio das máquinas;

Figura 1 - Exemplo de motor suspenso por olhais de içamento

Fonte: https://docplayer.com.br/597423-Manual-geral-de-instalacao-operacao-e-manutencao-de-motores-eletricos-para-atmosferas-explosivas.html

 

  • Pontes rolantes e carros de transporte, para que não ocorram grandes impactos na carcaça;
  • Carro com braço de retirada de rotor, para que ele não seja arrastado contra o núcleo do estator;
  • Máquina de corte de enrolamentos, ou uma talhadeira, se usada da forma menos agressiva possível conta a bobina;

Figura 2 - Exemplo de espátulas de nylon não abrasivas

Fonte: https://www.vonder.com.br/produto/jogo_de_espatulas_de_nylon_com_11_pecas_vonder/7543

Estufa, para retirada do verniz e do enrolamento. Jamais permita a utilização de maçarico ou fogueiras, pois o estator não deve ser a uma temperatura acima de 370 °C;

Figura 3 - Exemplo de estufa de temperatura controlada para motores

Fonte: http://www.brasibras.com.br/wp-content/uploads/2011/11/EST.-Mod.-152517-E300-300x256.jpg

  • Em relação à limpeza do motor, os métodos aceitáveis segundo a Norma são: limpeza a vapor, a jato d’água, utilizando detergente apenas em último caso, sucção à vácuo, ar comprimido e limpeza com gelo seco;
  • Após a limpeza, utilização de uma estufa com temperatura de até 150ºC (no caso de enrolamentos com isolamento classe B, a temperatura não dever ser superior a 120 °C), durante pelo menos 6 h, para a secagem do enrolamento. A estufa deve ter meios de monitorar sua temperatura interna, usando um registrador de temperatura apropriado ou outro meio equivalente;
  • Bobinadeira;

Figura 4 - Exemplo de bobinadeira

Fonte: https://www.proelis.com.br/bobinadeira-manual-sem-modelos.php

  • Amperímetros, voltímetros e multímetros;

Figura 5 - Exemplo de multímetro

Fonte: https://www.fluke.com/pt-br/produto/teste-eletrico/multimetros-digitais/fluke-17b-plus

  • Megômetro, para medir a resistência do isolamento dos enrolamentos;

 

Figura 6 - Exemplo de megômetro

Fonte: https://www.anhangueraferramentas.com.br/produto/megometro-digital-para-teste-de-isolamento-1000v-1503-fluke-94761

 

  • Tacômetro, para medir a quantidade de rotações por minuto (rpm) do motor elétrico;

Figura 7 - Exemplo de tacômetro

Fonte: https://triduar.com.br/produto/tacometro-foto-contato-digital-hdt-228-hikari/

  • Impregnadora à vácuo para motores acima de 10CV, para realização do isolamento de forma adequada após rebobinamento o motor;

 

Figura 8 - Exemplo de pequena impregnadora à vácuo

Fonte: https://vacuolu.com.br/index.php/produtos/impregnadora-a-vacuo/i-355

 

  • Máquina de balanceamento, utilizada no rotor depois que a limpeza, ensaios e inspeções do serviço tiverem sido concluídos.

No entanto, nem sempre se encontra disponível uma empresa de reparo com todos estes equipamentos e/ou com programa de gestão da qualidade. Desta forma, seguem algumas dicas:

  • Veja se o local onde vai ser realizado o reparo é limpo e livre de resíduos;
  • Pergunte como o motor é limpo, se não for por um dos métodos indicados acima não é bom sinal;
  • Pergunte como o enrolamento do estator é retirado do motor, se for mecanicamente com talhadeiras, ou usando ateamento de fogo, ou com maçarico, corra desta loja;
  • Jamais permita que a empresa reparadora rebobine seu motor com condutor de alumínio, caso o motor tenha sido fabricado com condutor de cobre! A queda do rendimento do motor é muito alta quando esta prática é adotada;
  • Sempre pergunte pelas peças que serão repostas, se possível opte por adquirir peças originais ou de “primeira linha” ao reparar o seu motor, principalmente os rolamentos e a ventoinha, pois elas serão garantia de maior eficiência de funcionamento. E tenha o cuidado de utilizar peças de reposição do mesmo tamanho que as originais;
  • Não deixe o reparador rebobinar o motor com fio mais fino que o original, mesmo que seja mais fácil de fazer;
  • Pergunte se tem algum acervo técnico com características de enrolamentos, caso não pergunte como ele vai fazer para manter as características originais.

Desconfie de empresas que dão menos de 3 meses de garantia! Geralmente as empresas que não garantem seu serviço (por períodos mais longos) tendem a fazer o recondicionamento do motor com pouco cuidado, podendo o equipamento falhar logo após o término do período de garantia.

Desconfie também daquelas empresas que prometem a entrega do seu motor reparado em menos de 3 dias! O pouco tempo tende a indicar que a empresa não fez todo o serviço de forma correta, considerando todas as etapas requeridas do processo para o recondicionamento adequado do motor. Essa atitude das empresas reparadoras demonstra falta de cuidado no processo, podendo levar a falhas prematuras da máquina.

Antes da realização do reparo, a empresa reparadora deve realizar uma inspeção visual da condição do motor, antes e após sua limpeza, para observar a condição da máquina. Essa inspeção deve ser feita por meio de registros fotográficos, para informar aos consumidores antes mesmo da execução dos serviços sobre componentes danificados, trincas no motor, componentes faltantes, entre outras anormalidades. É a partir deste registro é que a empresa combina com seu cliente os serviços que serão executados.

Após a realização do serviço, além de realizar a entrega e o transporte da máquina de forma adequada até o cliente, a empresa prestadora do serviço de reparo deve entregar um relatório com os registros fotográficos citados e com as seguintes informações:

  • Detalhamento das falhas detectadas;
  • Detalhamento de como foi realizado o serviço;
  • Listagem das peças substituídas ou recuperadas;
  • Resultados de todos os testes e ensaios realizados na máquina;
  • Cópia do contrato.

A empresa reparadora deve manter um registro dos trabalhos realizados na máquina, com sua identificação e disponibilizando os dados quando solicitado. Esses registros devem ser mantidos por pelo menos três anos.

É importante buscar empresas credenciadas pelo fabricante do motor a ser reparado, pois o trabalho destas empresas tende a ser de melhor qualidade. Elas geralmente têm acesso a todas as informações do motor como características de enrolamento (número de espiras, bitola do fio, tipo, informações sobre a cabeça de bobina, etc.), modelos do rolamento e vedações, entre outros. Além disto, geralmente, estão sujeitas à fiscalização dos fabricantes.

Mas cuidado! Há muitas empresas no mercado que se divulgam como credenciadas, mas que não são. Ligue para o fabricante do seu motor e se certifique quais são as empresas verdadeiramente credenciadas.

Calculadora de Eficiência Energética

Image